Como ajudar as crianças na transição da Educação infantil para o Ensino fundamental?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Independente do tipo de mudança na vida e rotina das crianças, ela merece atenção. Essas mudanças costumam gerar um mix de emoções que pode flutuar entre alegria, ansiedade, negação e apreensão. Apesar de muito inteligentes, as crianças ainda estão em desenvolvimento emocional e não têm a mesma facilidade de se adaptar que os adultos.

|+ Veja como conseguir uma bolsa de estudo com o Melhor Escola

A transição da educação infantil para o ensino fundamental é um momento cheio de novidades e, por isso, pode ser desafiador para as crianças. São muitas as mudanças: novos amigos, professores, ambientes e rotinas. Tudo isso se transforma num enorme processo de aprendizado e descobertas.

Este período de mudanças radicais merece toda atenção dos pais e de suporte por parte da escola ao entregar um ambiente acolhedor, afinal, é um divisor de águas para a criança, que pode se engajar nos estudos ou ver o período escolar como uma fase massacrante de sua vida e não se interessar pelo momento de aprendizagem.

Mas calma! Estamos aqui justamente porque queremos deixar essa fase de transição mais fácil. Continue a leitura e entenda como apoiar as crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Quais as principais diferenças entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nos primeiros anos?

A diferença substancial entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental nos primeiros anos reside nos objetivos e na organização dessas duas etapas de ensino.

Na primeira, Educação Infantil, o objetivo é orientar o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo através do primeiro contato com outras crianças, com o espaço escolar, com as múltiplas formas de linguagem e novos conhecimentos. Nessa etapa, o ensino é embasado em “campos de experiência” que permitem que as crianças aprendam, dentre outras coisas a:

• Interagir com outras crianças, adultos e familiares;

• Explorar de forma consciente o próprio corpo por meio dos sentidos, gestos e movimentos;

• Vivenciar novas formas de expressão a partir de diferentes linguagens artísticas e científicas;

• Desenvolver a linguagem por meio da fala e da escuta;

• Conhecer os espaços e as particularidades de fenômenos, como o amanhecer e o anoitecer.

Já no Ensino Fundamental, esses conhecimentos e habilidades são ampliados, por meio da inserção de componentes curriculares específicos.

4 dicas para ajudar as crianças a se adaptarem ao Ensino Fundamental

Além dos desafios próprios da idade, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental pode ser difícil inicialmente. Isso acontece porque a criança, ao ingressar em uma nova etapa de ensino, precisará se adaptar a uma organização e local diferente daquela a que estava habituada.

Essa passagem não só promove mudanças na rotina, mas também aumenta as responsabilidades da criança. No entanto, há formas de minimizar os impactos dessa transição. Para isso, observe algumas das nossas sugestões:

1- Escolha uma boa escola

A transição entre as etapas de ensino tende a ser menos desgastante para as crianças e a família quando existe o apoio de uma escola que possua boa estrutura, priorize o bem-estar dos estudantes e respeite a individualidade de cada criança. Pensar nesses critérios na hora de escolher uma escola pode te dar um aliado a mais para solucionar as dificuldades do período de transição.

2- Converse com a criança

Se o momento de matricular o seu filho no Ensino Fundamental chegou, procure conversar e explicar, em um tom agregador, algumas das mudanças que ele estará prestes a vivenciar.

Mantenha o diálogo com a criança durante todo período letivo, pergunte sobre o que foi aprendido nas aulas, sobre os novos amigos, sobre o professor etc.

3- Conheça a escola

Acompanhe o seu filho até a escola, conheça os espaços e as possibilidades que o ambiente de ensino oferece e converse com os professores. Isso pode trazer mais confiança e segurança para a criança, que perceberá que não estará sozinha nessa nova etapa.

4- Demonstre seu apoio

As mudanças são difíceis, por isso, demonstre seu apoio e incentive a criança a verbalizar seus sentimentos. Procure ouvir com carinho e pensar em soluções criativas para os incômodos e demandas que surgirem.

Ser um apoio necessário para o seu filho impacta diretamente na relação de confiança que você quer construir com ele. Invista nisso desde cedo e colha frutos no futuro.

Utilizar essas estratégias facilita - e muito! - esse período de adaptação e mudanças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Compartilhe esse conteúdo com outros pais e colegas e deixe-se levar em uma transição mais saudável, tanto para você quanto para a criança.